
Profissionais da educação municipal participam da 5ª turma do curso de Noções de Primeiros Socorros
Saber agir rápido em uma emergência pode salvar vidas. Foi com esse entendimento que a FUNTRAB, em parceria com a Secretaria de

Saber agir rápido em uma emergência pode salvar vidas. Foi com esse entendimento que a FUNTRAB, em parceria com a Secretaria de

A escola pública é um espaço de produção de conhecimento, e os professores da rede municipal de ensino de Brasilândia têm mostrado

A ampliação e a qualificação da atenção especializada no SUS é um dos pilares para garantir atendimento de qualidade à população. Foi

Brasilândia recebe nesta quinta-feira (25 de junho) a visita do governador Eduardo Riedel para uma agenda voltada à entrega, assinatura e supervisão

O fortalecimento da identidade de um município é um passo estratégico para atrair visitantes, investidores e fortalecer o orgulho da população. Foi

A troca de experiências entre municípios é uma ferramenta poderosa para o aprimoramento da gestão pública. Foi com esse espírito que a Prefeitura

Saber agir rápido em uma emergência pode salvar vidas. Foi com esse entendimento que a FUNTRAB, em parceria com a Secretaria de

A escola pública é um espaço de produção de conhecimento, e os professores da rede municipal de ensino de Brasilândia têm mostrado

A ampliação e a qualificação da atenção especializada no SUS é um dos pilares para garantir atendimento de qualidade à população. Foi

Brasilândia recebe nesta quinta-feira (25 de junho) a visita do governador Eduardo Riedel para uma agenda voltada à entrega, assinatura e supervisão

O fortalecimento da identidade de um município é um passo estratégico para atrair visitantes, investidores e fortalecer o orgulho da população. Foi

A troca de experiências entre municípios é uma ferramenta poderosa para o aprimoramento da gestão pública. Foi com esse espírito que a Prefeitura
Saber agir rápido em uma emergência pode salvar vidas. Foi com esse entendimento que a FUNTRAB, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio, a Prefeitura Municipal, o SENAR e o Sindicato Rural de Brasilândia, realizou no dia 19 de junho a 5ª turma do curso Noções de Primeiros Socorros, voltado aos profissionais da educação municipal.
A capacitação aconteceu no Auditório Municipal Ramez Tebet e teve como objetivo preparar professores, coordenadores e funcionários das escolas para realizar os procedimentos básicos de socorro emergencial em caso de necessidade no ambiente escolar.
CONTEÚDO ABORDADO
Durante o curso, os 09 participantes aprenderam técnicas essenciais como:
Avaliação inicial da vítima
Manobras de desengasgo em crianças e adultos
Atendimento em casos de desmaios e convulsões
Controle de hemorragias
Posicionamento adequado da vítima até a chegada do socorro especializado
Noções sobre quando e como acionar o SAMU (192)
O curso foi ministrado por instrutores do SENAR, com vasta experiência na área, e contou com atividades práticas que simularam situações reais do dia a dia escolar.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Esta foi a quinta turma de profissionais da educação municipal capacitada pelo programa. As primeiras turmas aconteceram em maio e início de junho, e a demanda continua alta, demonstrando o interesse e a preocupação dos educadores com a segurança nas escolas.
A coordenadora da FUNTRAB destacou a importância da continuidade das capacitações.
“Os professores e funcionários estão na linha de frente do cuidado com nossas crianças e adolescentes. Saber como agir nos primeiros minutos de uma emergência pode fazer toda a diferença entre uma situação controlada e uma tragédia. Por isso, estamos investindo na formação de todas as turmas da rede municipal”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Brasilândia, Fábio Toledo, também celebrou o sucesso da iniciativa.
“O Sindicato Rural tem orgulho de apoiar cursos que trazem benefício direto para a população. A segurança nas escolas é uma preocupação de todos, e capacitar os profissionais que estão na linha de frente é um passo importante”, disse.
#acnewsms
Saber agir rápido em uma emergência pode salvar vidas. Foi com esse entendimento que a FUNTRAB, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio, a Prefeitura Municipal, o SENAR e o Sindicato Rural de Brasilândia, realizou no dia 19 de junho a 5ª turma do curso Noções de Primeiros Socorros, voltado aos profissionais da educação municipal.
A capacitação aconteceu no Auditório Municipal Ramez Tebet e teve como objetivo preparar professores, coordenadores e funcionários das escolas para realizar os procedimentos básicos de socorro emergencial em caso de necessidade no ambiente escolar.
CONTEÚDO ABORDADO
Durante o curso, os 09 participantes aprenderam técnicas essenciais como:
Avaliação inicial da vítima
Manobras de desengasgo em crianças e adultos
Atendimento em casos de desmaios e convulsões
Controle de hemorragias
Posicionamento adequado da vítima até a chegada do socorro especializado
Noções sobre quando e como acionar o SAMU (192)
O curso foi ministrado por instrutores do SENAR, com vasta experiência na área, e contou com atividades práticas que simularam situações reais do dia a dia escolar.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Esta foi a quinta turma de profissionais da educação municipal capacitada pelo programa. As primeiras turmas aconteceram em maio e início de junho, e a demanda continua alta, demonstrando o interesse e a preocupação dos educadores com a segurança nas escolas.
A coordenadora da FUNTRAB destacou a importância da continuidade das capacitações.
“Os professores e funcionários estão na linha de frente do cuidado com nossas crianças e adolescentes. Saber como agir nos primeiros minutos de uma emergência pode fazer toda a diferença entre uma situação controlada e uma tragédia. Por isso, estamos investindo na formação de todas as turmas da rede municipal”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Brasilândia, Fábio Toledo, também celebrou o sucesso da iniciativa.
“O Sindicato Rural tem orgulho de apoiar cursos que trazem benefício direto para a população. A segurança nas escolas é uma preocupação de todos, e capacitar os profissionais que estão na linha de frente é um passo importante”, disse.
#acnewsms
...
A escola pública é um espaço de produção de conhecimento, e os professores da rede municipal de ensino de Brasilândia têm mostrado isso na prática. Recentemente, docentes da Escola Municipal Antônio Henrique Filho participaram de atividades acadêmicas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) , no Campus de Três Lagoas (CPTL) , evidenciando o protagonismo da educação pública na produção e compartilhamento de saberes.
Representando a unidade escolar, os professores Elias Azevedo, Adriano Gerstenberger e Rodrigo Ruiz participaram da apresentação do projeto “Trilhas do Conhecimento” , desenvolvido entre os anos de 2025 e 2026. O trabalho destacou a importância do ensino por pesquisa como estratégia pedagógica capaz de promover a construção do conhecimento de forma significativa, crítica e participativa, estimulando nos estudantes a curiosidade, a autonomia e o protagonismo.
CURSO DE PRODUÇÃO DE MAPAS
Além da apresentação do projeto, os professores Elias Azevedo e Adriano Gerstenberger ministraram um curso sobre produção de mapas utilizando o software QGIS, ferramenta amplamente empregada em estudos geográficos e ambientais. Durante a atividade, foram compartilhadas experiências pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino, demonstrando como a investigação científica pode ser incorporada ao cotidiano escolar e contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A participação dos professores na UFMS reforça o compromisso da unidade escolar com a qualidade da educação, a valorização da pesquisa e a integração entre escola e universidade, fortalecendo o papel da escola pública como espaço de produção de conhecimento e transformação social.
#acnewsms
A escola pública é um espaço de produção de conhecimento, e os professores da rede municipal de ensino de Brasilândia têm mostrado isso na prática. Recentemente, docentes da Escola Municipal Antônio Henrique Filho participaram de atividades acadêmicas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) , no Campus de Três Lagoas (CPTL) , evidenciando o protagonismo da educação pública na produção e compartilhamento de saberes.
Representando a unidade escolar, os professores Elias Azevedo, Adriano Gerstenberger e Rodrigo Ruiz participaram da apresentação do projeto “Trilhas do Conhecimento” , desenvolvido entre os anos de 2025 e 2026. O trabalho destacou a importância do ensino por pesquisa como estratégia pedagógica capaz de promover a construção do conhecimento de forma significativa, crítica e participativa, estimulando nos estudantes a curiosidade, a autonomia e o protagonismo.
CURSO DE PRODUÇÃO DE MAPAS
Além da apresentação do projeto, os professores Elias Azevedo e Adriano Gerstenberger ministraram um curso sobre produção de mapas utilizando o software QGIS, ferramenta amplamente empregada em estudos geográficos e ambientais. Durante a atividade, foram compartilhadas experiências pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino, demonstrando como a investigação científica pode ser incorporada ao cotidiano escolar e contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A participação dos professores na UFMS reforça o compromisso da unidade escolar com a qualidade da educação, a valorização da pesquisa e a integração entre escola e universidade, fortalecendo o papel da escola pública como espaço de produção de conhecimento e transformação social.
#acnewsms
...
A ampliação e a qualificação da atenção especializada no SUS é um dos pilares para garantir atendimento de qualidade à população. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia confirmou a adesão ao Projeto Mais Médicos Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa levar profissionais qualificados para áreas de maior demanda no país.
Nesta etapa, o município foi contemplado com quatro vagas de aprimoramento profissional nas áreas de:
Anestesiologia
Ecocardiografia
Ultrassonografia Mamária
Cardiologia
As vagas serão distribuídas entre o Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia e o Centro de Referência Médica Vereador Mauro Alves de Oliveira, fortalecendo a rede municipal de saúde e ampliando a capacidade de atendimento especializado.
IMPACTO PARA A POPULAÇÃO
A adesão ao programa representa um avanço significativo para a saúde de Brasilândia. A chegada de novos especialistas vai reduzir o tempo de espera por consultas e exames, além de melhorar a resolutividade dos atendimentos, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outros municípios em busca de serviços especializados.
“A qualificação dos profissionais que atuam no SUS é fundamental para garantir que nossa população tenha acesso a serviços de qualidade. Essas quatro vagas são uma conquista importante para a saúde do nosso município”, destacou a secretária municipal de Saúde, Mara Nilza.
MAIS MÉDICOS ESPECIALISTAS
O Projeto Mais Médicos Especialistas é uma política pública do governo federal que tem como objetivo expandir e aperfeiçoar a assistência especializada no SUS. O programa oferece bolsas de aprimoramento para médicos que atuam em áreas prioritárias, ampliando a cobertura e a qualidade dos serviços prestados à população.
A iniciativa é fundamental para suprir a carência de especialistas em regiões que enfrentam dificuldades para fixar profissionais na atenção especializada.
COMPROMISSO COM A SAÚDE
A Prefeitura de Brasilândia segue empenhada em fortalecer a rede municipal de saúde, investindo em infraestrutura, qualificação profissional e ampliação do acesso da população a serviços de qualidade.
#acnewsms
A ampliação e a qualificação da atenção especializada no SUS é um dos pilares para garantir atendimento de qualidade à população. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia confirmou a adesão ao Projeto Mais Médicos Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa levar profissionais qualificados para áreas de maior demanda no país.
Nesta etapa, o município foi contemplado com quatro vagas de aprimoramento profissional nas áreas de:
Anestesiologia
Ecocardiografia
Ultrassonografia Mamária
Cardiologia
As vagas serão distribuídas entre o Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia e o Centro de Referência Médica Vereador Mauro Alves de Oliveira, fortalecendo a rede municipal de saúde e ampliando a capacidade de atendimento especializado.
IMPACTO PARA A POPULAÇÃO
A adesão ao programa representa um avanço significativo para a saúde de Brasilândia. A chegada de novos especialistas vai reduzir o tempo de espera por consultas e exames, além de melhorar a resolutividade dos atendimentos, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outros municípios em busca de serviços especializados.
“A qualificação dos profissionais que atuam no SUS é fundamental para garantir que nossa população tenha acesso a serviços de qualidade. Essas quatro vagas são uma conquista importante para a saúde do nosso município”, destacou a secretária municipal de Saúde, Mara Nilza.
MAIS MÉDICOS ESPECIALISTAS
O Projeto Mais Médicos Especialistas é uma política pública do governo federal que tem como objetivo expandir e aperfeiçoar a assistência especializada no SUS. O programa oferece bolsas de aprimoramento para médicos que atuam em áreas prioritárias, ampliando a cobertura e a qualidade dos serviços prestados à população.
A iniciativa é fundamental para suprir a carência de especialistas em regiões que enfrentam dificuldades para fixar profissionais na atenção especializada.
COMPROMISSO COM A SAÚDE
A Prefeitura de Brasilândia segue empenhada em fortalecer a rede municipal de saúde, investindo em infraestrutura, qualificação profissional e ampliação do acesso da população a serviços de qualidade.
#acnewsms
...
Brasilândia recebe nesta quinta-feira (25 de junho) a visita do governador Eduardo Riedel para uma agenda voltada à entrega, assinatura e supervisão de importantes obras no município. A programação reforça a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasilândia na execução de investimentos que promovem melhorias na infraestrutura urbana, ampliam a qualidade de vida da população e contribuem para o desenvolvimento econômico da região.
A programação terá início às 8h (MS) , na Prefeitura Municipal, onde o governador participa de uma reunião com a prefeita Márcia Amaral, o vice-prefeito Fábio Toledo, vereadores e empresários locais para discutir ações e investimentos destinados ao desenvolvimento de Brasilândia.
Na sequência, às 8h45 (MS) , a comitiva segue para a Rodovia MS-040, km 2, onde serão realizadas entregas de obras ligadas ao saneamento básico, entre elas:
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Ampliação da rede e das ligações domiciliares de esgoto
Reabilitação de unidades operacionais
Durante o evento, também serão assinados importantes atos administrativos, como a autorização para licitação da obra de pavimentação e drenagem no Bairro Juvenal Serafim Uchôa, além do recapeamento de diversas ruas da região central da cidade.
Outro destaque da agenda será a homologação da licitação para implantação e pavimentação asfáltica da rodovia MS-040, no trecho que liga os municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia, considerada uma obra estratégica para o fortalecimento da logística regional. A rodovia é essencial para o escoamento da produção agropecuária e agroindustrial, além de melhorar o acesso das comunidades rurais a serviços básicos de saúde e educação.
Encerrando a programação, às 10h (MS) , o governador Eduardo Riedel e a prefeita Márcia Amaral realizarão uma visita técnica para acompanhar o andamento da obra de pavimentação e drenagem de águas pluviais no Bairro Juvenal Serafim Uchôa, uma das principais demandas da comunidade local.
#acnewsms
Brasilândia recebe nesta quinta-feira (25 de junho) a visita do governador Eduardo Riedel para uma agenda voltada à entrega, assinatura e supervisão de importantes obras no município. A programação reforça a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasilândia na execução de investimentos que promovem melhorias na infraestrutura urbana, ampliam a qualidade de vida da população e contribuem para o desenvolvimento econômico da região.
A programação terá início às 8h (MS) , na Prefeitura Municipal, onde o governador participa de uma reunião com a prefeita Márcia Amaral, o vice-prefeito Fábio Toledo, vereadores e empresários locais para discutir ações e investimentos destinados ao desenvolvimento de Brasilândia.
Na sequência, às 8h45 (MS) , a comitiva segue para a Rodovia MS-040, km 2, onde serão realizadas entregas de obras ligadas ao saneamento básico, entre elas:
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Ampliação da rede e das ligações domiciliares de esgoto
Reabilitação de unidades operacionais
Durante o evento, também serão assinados importantes atos administrativos, como a autorização para licitação da obra de pavimentação e drenagem no Bairro Juvenal Serafim Uchôa, além do recapeamento de diversas ruas da região central da cidade.
Outro destaque da agenda será a homologação da licitação para implantação e pavimentação asfáltica da rodovia MS-040, no trecho que liga os municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia, considerada uma obra estratégica para o fortalecimento da logística regional. A rodovia é essencial para o escoamento da produção agropecuária e agroindustrial, além de melhorar o acesso das comunidades rurais a serviços básicos de saúde e educação.
Encerrando a programação, às 10h (MS) , o governador Eduardo Riedel e a prefeita Márcia Amaral realizarão uma visita técnica para acompanhar o andamento da obra de pavimentação e drenagem de águas pluviais no Bairro Juvenal Serafim Uchôa, uma das principais demandas da comunidade local.
#acnewsms
...
Durante a sessão desta segunda-feira, 15 de junho, o vereador Serginho Doó apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia e à Secretaria Municipal de Saúde a adoção de medidas urgentes para a recontratação das duas fonoaudiólogas responsáveis pelos atendimentos realizados no Centro de Referência Médica (CRM).
A solicitação foi motivada pelas constantes reclamações de famílias que dependem do serviço, especialmente de mães atípicas que relatam a ausência dos atendimentos fonoaudiológicos há cerca de dois meses.
Atendimento essencial para crianças com TEA
Segundo o vereador, a interrupção dos atendimentos tem gerado preocupação entre os responsáveis, principalmente por afetar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que necessitam de acompanhamento contínuo para estimular o desenvolvimento da comunicação, linguagem e interação social.
Serginho Doó ressalta que a continuidade do atendimento especializado é fundamental para garantir a evolução dos pacientes e evitar prejuízos no processo terapêutico das crianças assistidas pela rede pública de saúde.
Diante da demanda apresentada pelas famílias, o parlamentar solicita atenção especial do Poder Executivo para que a situação seja regularizada com a maior brevidade possível, assegurando a retomada dos serviços e o atendimento adequado aos pacientes que dependem do acompanhamento fonoaudiológico no município.
#acnewsms
Durante a sessão desta segunda-feira, 15 de junho, o vereador Serginho Doó apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia e à Secretaria Municipal de Saúde a adoção de medidas urgentes para a recontratação das duas fonoaudiólogas responsáveis pelos atendimentos realizados no Centro de Referência Médica (CRM).
A solicitação foi motivada pelas constantes reclamações de famílias que dependem do serviço, especialmente de mães atípicas que relatam a ausência dos atendimentos fonoaudiológicos há cerca de dois meses.
Atendimento essencial para crianças com TEA
Segundo o vereador, a interrupção dos atendimentos tem gerado preocupação entre os responsáveis, principalmente por afetar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que necessitam de acompanhamento contínuo para estimular o desenvolvimento da comunicação, linguagem e interação social.
Serginho Doó ressalta que a continuidade do atendimento especializado é fundamental para garantir a evolução dos pacientes e evitar prejuízos no processo terapêutico das crianças assistidas pela rede pública de saúde.
Diante da demanda apresentada pelas famílias, o parlamentar solicita atenção especial do Poder Executivo para que a situação seja regularizada com a maior brevidade possível, assegurando a retomada dos serviços e o atendimento adequado aos pacientes que dependem do acompanhamento fonoaudiológico no município.
#acnewsms
...
Na sessão realizada nesta segunda-feira, 15 de junho, o vereador Alexandre Rodrigues apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia a realização de um estudo de viabilidade para a implantação da Academia da Saúde no município, por meio de programas e recursos disponíveis junto aos governos Estadual e Federal.
A iniciativa tem como objetivo criar um espaço adequado para a prática de atividades físicas orientadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida da população.
Investimento em prevenção e bem-estar
De acordo com o vereador, a implantação da Academia da Saúde poderá contribuir significativamente para o combate ao sedentarismo e para a redução dos índices de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Além de incentivar hábitos mais saudáveis, o projeto pretende ampliar as ações de saúde preventiva no município, oferecendo à população um ambiente estruturado para a realização de exercícios físicos, atividades coletivas e acompanhamento profissional.
Para Alexandre Rodrigues, investir em prevenção é uma das formas mais eficazes de promover saúde pública, garantindo mais qualidade de vida aos moradores e fortalecendo as ações desenvolvidas pela rede municipal de saúde.
#acnewsms
Na sessão realizada nesta segunda-feira, 15 de junho, o vereador Alexandre Rodrigues apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia a realização de um estudo de viabilidade para a implantação da Academia da Saúde no município, por meio de programas e recursos disponíveis junto aos governos Estadual e Federal.
A iniciativa tem como objetivo criar um espaço adequado para a prática de atividades físicas orientadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida da população.
Investimento em prevenção e bem-estar
De acordo com o vereador, a implantação da Academia da Saúde poderá contribuir significativamente para o combate ao sedentarismo e para a redução dos índices de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Além de incentivar hábitos mais saudáveis, o projeto pretende ampliar as ações de saúde preventiva no município, oferecendo à população um ambiente estruturado para a realização de exercícios físicos, atividades coletivas e acompanhamento profissional.
Para Alexandre Rodrigues, investir em prevenção é uma das formas mais eficazes de promover saúde pública, garantindo mais qualidade de vida aos moradores e fortalecendo as ações desenvolvidas pela rede municipal de saúde.
#acnewsms
...
Durante a sessão desta segunda-feira, 15 de junho, o vereador Edinho do Master apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia a realização de estudos de viabilidade para a aquisição de um consultório odontológico portátil destinado aos atendimentos da Estratégia de Saúde da Família Rural (ESF Rural).
A proposta prevê a aquisição de uma estrutura completa, equipada com cadeira odontológica e demais equipamentos necessários para a realização de procedimentos clínicos nas comunidades rurais do município.
Segundo o parlamentar, a iniciativa visa fortalecer a assistência odontológica oferecida à população rural, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde e ampliando a qualidade dos serviços prestados.
Mais qualidade e comodidade para os moradores da zona rural
Atualmente, as equipes de saúde enfrentam dificuldades para realizar atendimentos odontológicos mais completos devido à ausência de uma estrutura adequada durante as ações realizadas nas comunidades rurais. Em muitas situações, apenas procedimentos básicos e emergenciais conseguem ser executados.
Com a implantação do consultório odontológico portátil, será possível oferecer atendimentos mais abrangentes, preventivos e resolutivos, garantindo maior eficiência nos serviços de saúde bucal prestados à população.
Além de ampliar o acesso aos cuidados odontológicos, a medida também poderá reduzir a necessidade de deslocamentos dos pacientes até a área urbana para a realização de atendimentos, proporcionando mais comodidade às famílias e contribuindo para um atendimento mais digno, acessível e igualitário aos moradores da zona rural.
Para Edinho do Master, o investimento representa um importante avanço para a saúde pública municipal, aproximando os serviços especializados das comunidades e fortalecendo a atenção básica no campo.
#acnewsms
Durante a sessão desta segunda-feira, 15 de junho, o vereador Edinho do Master apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia a realização de estudos de viabilidade para a aquisição de um consultório odontológico portátil destinado aos atendimentos da Estratégia de Saúde da Família Rural (ESF Rural).
A proposta prevê a aquisição de uma estrutura completa, equipada com cadeira odontológica e demais equipamentos necessários para a realização de procedimentos clínicos nas comunidades rurais do município.
Segundo o parlamentar, a iniciativa visa fortalecer a assistência odontológica oferecida à população rural, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde e ampliando a qualidade dos serviços prestados.
Mais qualidade e comodidade para os moradores da zona rural
Atualmente, as equipes de saúde enfrentam dificuldades para realizar atendimentos odontológicos mais completos devido à ausência de uma estrutura adequada durante as ações realizadas nas comunidades rurais. Em muitas situações, apenas procedimentos básicos e emergenciais conseguem ser executados.
Com a implantação do consultório odontológico portátil, será possível oferecer atendimentos mais abrangentes, preventivos e resolutivos, garantindo maior eficiência nos serviços de saúde bucal prestados à população.
Além de ampliar o acesso aos cuidados odontológicos, a medida também poderá reduzir a necessidade de deslocamentos dos pacientes até a área urbana para a realização de atendimentos, proporcionando mais comodidade às famílias e contribuindo para um atendimento mais digno, acessível e igualitário aos moradores da zona rural.
Para Edinho do Master, o investimento representa um importante avanço para a saúde pública municipal, aproximando os serviços especializados das comunidades e fortalecendo a atenção básica no campo.
#acnewsms
...
Parlamentares propõem estudo para implantação de conexão no veículo utilizado pelas equipes de saúde da zona rural
Durante a sessão desta segunda-feira, 15 de junho, os vereadores Edinho do Master, Juliane do Porto, José Ricardo e José Quintino apresentaram requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira para a aquisição e instalação de internet via satélite no veículo oficial utilizado pela Estratégia de Saúde da Família Rural (ESF Rural).
A proposta prevê a utilização de tecnologias como a Starlink ou sistemas equivalentes, com o objetivo de garantir conexão à internet durante os deslocamentos e atendimentos realizados em regiões afastadas da área urbana, onde o sinal de telefonia móvel e o acesso à internet são limitados ou inexistentes.
Segundo os parlamentares, a medida pode proporcionar maior agilidade na comunicação entre os profissionais da saúde e as unidades de referência do município, facilitando o compartilhamento de informações, o encaminhamento de demandas e a tomada de decisões em situações emergenciais.
Mais segurança para equipes e pacientes
Outro ponto destacado no requerimento é o reforço da segurança para os profissionais que atuam na zona rural. Com acesso à internet via satélite, as equipes poderão solicitar apoio imediato em casos de acidentes, problemas mecânicos, intercorrências médicas ou situações provocadas por condições climáticas adversas.
Os vereadores ressaltam que o investimento representa um avanço importante para a modernização dos serviços de saúde no município, contribuindo para a melhoria do atendimento à população rural e oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores que atuam diariamente em áreas remotas de Brasilândia.
#acnewsms
Parlamentares propõem estudo para implantação de conexão no veículo utilizado pelas equipes de saúde da zona rural
Durante a sessão desta segunda-feira, 15 de junho, os vereadores Edinho do Master, Juliane do Porto, José Ricardo e José Quintino apresentaram requerimento solicitando à Prefeitura de Brasilândia a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira para a aquisição e instalação de internet via satélite no veículo oficial utilizado pela Estratégia de Saúde da Família Rural (ESF Rural).
A proposta prevê a utilização de tecnologias como a Starlink ou sistemas equivalentes, com o objetivo de garantir conexão à internet durante os deslocamentos e atendimentos realizados em regiões afastadas da área urbana, onde o sinal de telefonia móvel e o acesso à internet são limitados ou inexistentes.
Segundo os parlamentares, a medida pode proporcionar maior agilidade na comunicação entre os profissionais da saúde e as unidades de referência do município, facilitando o compartilhamento de informações, o encaminhamento de demandas e a tomada de decisões em situações emergenciais.
Mais segurança para equipes e pacientes
Outro ponto destacado no requerimento é o reforço da segurança para os profissionais que atuam na zona rural. Com acesso à internet via satélite, as equipes poderão solicitar apoio imediato em casos de acidentes, problemas mecânicos, intercorrências médicas ou situações provocadas por condições climáticas adversas.
Os vereadores ressaltam que o investimento representa um avanço importante para a modernização dos serviços de saúde no município, contribuindo para a melhoria do atendimento à população rural e oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores que atuam diariamente em áreas remotas de Brasilândia.
#acnewsms
...