Últimas Noticias

EVENTOS

CÂMARA MUNICIPAL

SAÚDE

DESTAQUES

CIDADE

Últimas Noticias

O 18º Rodeio União não foi apenas uma grande festa. Foi também um ato de solidariedade e compromisso com a comunidade. Na tarde da última terça-feira (23 de junho), a prefeita Márcia Amaral recebeu em seu gabinete, no Paço Municipal, o presidente da Associação Recreativa União, Antonio José da Silva, acompanhado de membros da diretoria, Antonio Pascoal e Lucas Pereira, para a prestação de contas do evento, realizado em abril deste ano.

Participaram também da reunião os presidentes das entidades beneficiadas: Valdeíres Bento dos Santos (AVCC), Dra. Thaiane Mancini (APAE) e Dr. Thiago Juzenas (Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia). Cada uma das instituições recebeu recursos provenientes da venda de espaços na praça de alimentação, do leilão de gados realizado na última noite do evento e dos patrocínios.

Os valores repassados foram:

Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia: R$ 37.586,45
AVCC: R$ 37.586,64
APAE: R$ 30.586,64
A outra parte da arrecadação ficou com a Associação Recreativa União, responsável pela organização da festa.

PRESTAÇÃO DE CONTAS E RECONHECIMENTO

Durante a reunião, o presidente Antonio José da Silva destacou a importância da parceria com o poder público e a população para o sucesso do evento.

“Hoje estamos em um dia especial para nós, da Associação Recreativa União, prestando conta do 18º Rodeio União, que veio proporcionar também às nossas entidades um valor significativo para cada uma delas. Foi uma grande festa, com a parceria da Prefeitura Municipal, através da nossa prefeita, com a parceria da Câmara Municipal também. Quero agradecer toda a população que compareceu nos três dias de festividade”, afirmou Antonio José.

IMPACTO NAS ENTIDADES

Os recursos repassados serão utilizados para manutenção e melhorias nas entidades que atendem a população brasilandense. O presidente do Hospital, Thiago Andrade Juzenas, destacou a importância do valor recebido.

“Esse recurso é de grande valia, pois utilizaremos para o hospital, seja em investimento ou até mesmo para a manutenção de serviços hospitalares”, disse.

O presidente da AVCC, Valdeíres Bento dos Santos, também celebrou a contribuição.

#acnewsms

...

6 0
O cuidado com a saúde das crianças chegou ao Debrasa. Na manhã desta segunda-feira (25), a Unidade de Saúde do distrito recebeu o pediatra Dr. Matheus Suniga para um atendimento especial voltado às crianças da comunidade. A ação foi realizada pela equipe da ESF, com apoio do enfermeiro Ramires Custódio e demais profissionais da unidade, e atendeu 30 crianças, acompanhadas por suas mães.

A iniciativa representa uma mudança significativa para a comunidade, que até então não contava com atendimento pediátrico regular na localidade. A presença do médico foi recebida com entusiasmo pelos moradores, que destacaram a importância de ter um especialista tão próximo.

ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO

Durante a manhã, todas as crianças presentes foram avaliadas clinicamente. Além da consulta, as mães receberam orientações sobre cuidados essenciais para o desenvolvimento saudável dos filhos, incluindo alimentação, vacinação e prevenção de doenças.

O Dr. Matheus Suniga, que já atua na rede municipal de saúde desde maio deste ano, reforçou a importância de levar atendimento especializado aos distritos.

“A saúde da criança não pode esperar. Estar aqui no Debrasa é garantir que essas famílias tenham acesso ao cuidado que seus filhos merecem, sem precisar se deslocar até a sede do município. Isso faz toda a diferença”, afirmou o pediatra.

FALA DA COMUNIDADE

Os moradores do Debrasa manifestaram gratidão pela ação. Segundo eles, a presença de um pediatra na unidade de saúde do distrito é algo inédito e que nunca havia sido lembrado por gestões anteriores.

“Estamos muito felizes por agora poder contar com um pediatra para nossas crianças. A prefeita Márcia e a secretaria de saúde estão olhando com muito carinho para toda a população, principalmente para as crianças, que são o futuro do nosso Brasil”, disse uma das mães presentes.

COMPROMISSO COM A SAÚDE INFANTIL

A Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso à saúde, especialmente para as comunidades mais distantes. A atuação do Dr. 
#acnewsms

...

4 0
A Prefeitura Municipal de Brasilândia publicou, nesta quarta-feira (24 de junho), o Decreto nº 6.544/2026, que prorroga o prazo de adesão ao Programa Regulariza Brasilândia até 31 de dezembro de 2026. A medida, assinada pela prefeita Márcia Amaral, amplia as oportunidades para que pessoas físicas e jurídicas possam renegociar seus débitos tributários e não tributários com o município em condições facilitadas.
 

O programa, instituído pela Lei Municipal nº 3.186/2025, já demonstrou resultados expressivos. De janeiro a 24 de junho de 2026, foram registradas 1.597 adesões de contribuintes que buscaram regularizar sua situação fiscal.

CONDIÇÕES ESPECIAIS

O secretário municipal de Finanças, Marcos Freire, detalhou os benefícios mantidos na nova fase do Regulariza Brasilândia:

Até 3 parcelas: 100% de desconto em juros e multas
4 a 12 parcelas: 80% de desconto em juros e multas
13 a 18 parcelas: 50% de desconto em juros e multas
A iniciativa contempla débitos municipais vencidos até 31 de dezembro de 2025, abrangendo tributos como IPTU, ISSQN, taxas e multas.
 

ALERTA DA COORDENADORA

A coordenadora de Gestão de Tributos, Ariane Santim, faz um alerta importante aos contribuintes.

“A regularização voluntária é o caminho mais vantajoso. Contribuintes que não aderirem até o novo prazo poderão ter seus débitos protestados em cartório, inscritos em cadastros restritivos e submetidos a cobrança judicial, com todos os encargos legais”, afirmou.
 

IPTU PREMIADO: QUEM PAGA EM DIA CONCORRE

A prefeita Márcia Amaral reforça que o Regulariza Brasilândia não é apenas uma oportunidade de quitar débitos, mas também um passo para que os contribuintes mantenham sua regularidade fiscal e concorram ao IPTU Premiado.

“Quem paga em dia participa do IPTU Premiado, que sorteia prêmios em dinheiro. Mas é importante lembrar: é preciso estar com todas as parcelas em dia. Se houver parcelamento, ele precisa estar sendo cumprido rigorosamente. A regularidade fiscal é o que garante a participação no sorteio”, destacou a prefeita.
 
#acnewsms

...

3 0
A educação pública de Brasilândia mostrou sua força na 18ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB 2026) , uma das mais competitivas olimpíadas acadêmicas do país. Três equipes da Escola Municipal Antônio Henrique Filho garantiram vaga para a final presencial, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , em São Paulo.

A competição, que teve início em maio e contou com cinco fases on-line, desafiou os participantes com questões baseadas em pesquisa histórica, análise de documentos, imagens, mapas e diferentes fontes. Com o tema “Mulheres Cientistas, Mulheres na Ciência” , a edição de 2026 promoveu reflexões sobre a participação feminina na produção do conhecimento científico.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Em 2026, a ONHB bateu recorde com 64.187 equipes inscritas, reunindo mais de 250 mil participantes entre estudantes e professores de todos os estados brasileiros. A professora Marciana Santiago de Oliveira coordenou as equipes da rede municipal, que agora estão entre as classificadas para a grande final.

As estudantes classificadas são:

Maria Júlia Giorno
Fernanda Camoleze
Isabelly Vitória Rodrigues
DEPOIMENTOS DAS ESTUDANTES

Para Maria Júlia, a experiência foi transformadora.

“Participar da ONHB, para mim, foi uma das experiências escolares mais incríveis de que já participei e, com certeza, uma das que mais me proporcionou aprendizado. No começo, não imaginava que minha equipe chegaria tão longe, mas, a cada fase que passava, a empolgação aumentava junto com o nervosismo. Quando vimos que fomos convocadas para a grande final, a alegria tomou conta de nós. A sensação de poder representar nossa cidade e nosso estado é gratificante demais. Sinto muito orgulho de todas nós por esse feito memorável”, disse Maria Júlia.

Isabelly compartilhou da mesma emoção.

“Eu estou muito feliz que a gente conseguiu ir tão longe na primeira vez participando da ONHB e ser uma das três equipes de Mato Grosso do Sul que está na 6ª fase. Valeu a pena todo o esforço de cada um da equipe e da professora Marciana, que nos ajudou em cada momento, acreditando na gente desde o começo”, afirmou Isabelly.

#acnewsms

...

3 0
A transparência e o diálogo entre o poder público e a população são fundamentais para a melhoria contínua dos serviços. Em Brasilândia, a Prefeitura Municipal mantém à disposição dos cidadãos dois importantes canais de comunicação: a Ouvidoria Municipal e a Ouvidoria SUS, espaços criados para ouvir a população, receber sugestões, reclamações, denúncias e elogios, e fortalecer a qualidade dos serviços públicos.

Os canais são gratuitos e podem ser acessados de forma presencial, por telefone ou pela internet, garantindo que todos os brasilandenses tenham voz e participação ativa na gestão pública.
 

COMO REGISTRAR SUA MANIFESTAÇÃO

A população pode registrar manifestações sobre os serviços públicos municipais, incluindo saúde, educação, infraestrutura, assistência social e demais áreas. Os tipos de manifestação incluem:

Sugestões para melhoria dos serviços
Reclamações sobre atendimento ou funcionamento dos serviços
Denúncias de irregularidades
Elogios a servidores e serviços prestados
 
OUVIDORIA MUNICIPAL

A Ouvidoria Municipal é o canal para tratar de demandas relacionadas aos serviços prestados pela administração direta e indireta do município:

Telefone: 0800 067 0053 (opção 1 – Paço / opção 9 – Ouvidoria)
Site: www.brasilandia.ms.gov.br/portal/ouvidoria
E-mail: ouvidoria@brasilandia.ms.gov.br
Atendimento presencial: 7h às 13h, na Rua Elviro Mancini, nº 530, Centro
 
OUVIDORIA SUS

A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde é o canal específico para demandas relacionadas aos serviços de saúde pública:

Portal: ouvidor.saude.gov.br
E-mail: ouvidoria.sus@brasilandia.ms.gov.br
Endereço: Rua Hélio Martinez Junior, nº 1035, Centro
Os controladores do Município, Heloísa Cano e Samuel Menino, destacam a importância da ouvidoria como ferramenta de participação cidadã.

“A ouvidoria é o termômetro da gestão pública. É por meio dela que a população nos ajuda a identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado. Cada manifestação é uma oportunidade de aprendizado e de aprimoramento. Queremos uma cidade construída com a participação ativa de cada cidadão”, afirmaram.
 
#acnewsms

...

1 0
Ser mãe de uma criança atípica é um caminho de amor, desafios e descobertas. E esse percurso, muitas vezes solitário, ganha força quando compartilhado com outras mães que enfrentam as mesmas vivências. Foi pensando nisso que o Centro de Atendimento Educacional Especializado “Profª Elizabete Castelani Santos” promove, no dia 03 de julho, uma roda de conversa especialmente dedicada às mães de crianças atípicas.

O encontro acontece às 18h (MS) , na sede do centro, e tem como objetivo oferecer um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências sobre as vivências e os desafios da maternidade atípica.

UM ESPAÇO DE ESCUTA E ACOLHIMENTO

A roda de conversa é um momento seguro para que as mães possam falar sobre suas angústias, conquistas, medos e esperanças. A iniciativa reconhece que a maternidade atípica traz desafios específicos que muitas vezes não são compreendidos por quem não vive essa realidade. Por isso, a troca entre pares é uma ferramenta poderosa de fortalecimento emocional e social.

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Amanda Pasotti, destaca a importância do encontro.

“As mães de crianças atípicas carregam uma sobrecarga emocional imensa. Muitas vezes, elas se sentem sozinhas, desamparadas ou incompreendidas. A roda de conversa é um espaço para que elas possam se sentir acolhidas, ouvir outras histórias e perceber que não estão sozinhas nessa jornada. É um momento de cuidado para quem cuida”, afirmou.

COMPROMISSO COM A INCLUSÃO E O CUIDADO

A ação reforça o compromisso do Centro de Atendimento Educacional Especializado com a inclusão e com o cuidado integral das famílias de crianças atípicas. O centro atua como um espaço de apoio, orientação e fortalecimento de vínculos, oferecendo atendimento especializado e promovendo ações que envolvem toda a comunidade escolar.

A Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e com o bem-estar das famílias que fazem parte da rede municipal de ensino.

SERVIÇO

Evento: Roda de conversa para mães de crianças atípicas
Data: 03 de julho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 18h (MS)
Local: Centro de Atendimento 
#acnewsms

...

6 0
A proteção dos dados pessoais é um direito fundamental na era digital. Foi com esse entendimento que a Prefeitura de Brasilândia lançou o Portal da Privacidade, um espaço dedicado à transparência e à segurança no tratamento das informações pessoais dos cidadãos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) .
 

O novo portal, disponível no site oficial do município, foi criado para garantir que os brasilandenses tenham acesso claro e objetivo às informações sobre como seus dados são coletados, armazenados e utilizados pela administração pública.
 

O QUE O PORTAL DA PRIVACIDADE OFERECE

O Portal da Privacidade reúne conteúdos essenciais para que o cidadão compreenda seus direitos e saiba como exercê-los. Entre os recursos disponíveis estão:

Informações detalhadas sobre a LGPD e sua aplicação no âmbito municipal
Direitos do titular de dados, como acesso, correção, eliminação e portabilidade
Canais para solicitações e dúvidas, facilitando o contato com o encarregado de dados do município
Transparência no tratamento de dados pessoais, com explicações claras sobre como as informações são utilizadas
 
COMPROMISSO COM A SEGURANÇA E A TRANSPARÊNCIA

A controladoria-geral do município destacou a importância do portal para a gestão pública.

“A LGPD trouxe uma nova cultura de proteção de dados no Brasil. Com o Portal da Privacidade, a Prefeitura de Brasilândia reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança das informações da população. O cidadão passa a ter um canal direto para entender como seus dados são tratados e para exercer seus direitos”, afirmou os controladores, Samuel Menino e Heloísa Cano.

A Prefeitura de Brasilândia orienta a população a acessar o Portal da Privacidade e conhecer seus direitos. Dúvidas sobre o tratamento de dados pessoais podem ser encaminhadas pelo próprio portal. Sua privacidade é um direito. Nós protegemos. 

#acnewsms

...

2 0
A arte e a cultura precisam de fomento, mas também de conhecimento técnico para acessar os recursos disponíveis. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Coordenadoria de Cultura, promove a Oficina de Escrita de Projetos Culturais – PNAB, voltada a artistas, produtores, grupos, coletivos e demais fazedores de cultura de Brasilândia.

A atividade acontece no dia 04 de julho (sábado) , a partir das 8h (MS) , na Escola Municipal Antônio Henrique Filho. As vagas são limitadas a 30 participantes, e as inscrições gratuitas já estão abertas pelo link: forms.gle/fzZVkhmChUsaYEM5A.

APRENDIZADO PRÁTICO PARA ACESSO A RECURSOS

A oficina tem como objetivo capacitar os agentes culturais locais na elaboração de projetos para editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) . A PNAB é uma importante política pública de fomento à cultura, instituída em homenagem ao compositor Aldir Blanc, que garante recursos para artistas, espaços culturais, festas populares e projetos culturais em todo o país.

Durante a oficina, os participantes aprenderão:

Como funciona a PNAB e quais são suas regras
Como escrever projetos culturais para pleitear recursos
Orientações práticas sobre a documentação e os fazeres culturais exigidos pelos editais
A iniciativa visa fortalecer o setor cultural do município, qualificando os agentes para que possam acessar os recursos federais e estaduais disponíveis, garantindo mais oportunidades para a arte e a cultura brasilandense.

PARTICIPAÇÃO DA COORDENADORIA DE CULTURA

A coordenadora de Cultura, Jhenifer Ragnaroni, destaca a importância da oficina para os fazedores de cultura da cidade.

“Muitas vezes, o artista tem o talento e a ideia, mas não sabe como transformar isso em um projeto que possa ser aprovado em um edital. A oficina vem para preencher essa lacuna, ensinando na prática como elaborar um projeto cultural dentro das regras da PNAB. É uma oportunidade de democratizar o acesso aos recursos públicos e fortalecer a cultura de Brasilândia”, afirmou.

#acnewsms

...

2 0
Seguir